Estamos iniciando a
Semana Nacional do Trânsito, e com ela aproveitaremos para divulgar um pouco
mais sobre a importância de pilotar com segurança, tanto nas ruas quanto na
pista. Sempre enfatizamos muito a questão da pilotagem segura e o uso de
equipamento de proteção, mas vamos aproveitar essa semana para falar ainda mais
sobre o assunto. Vou focar um pouco mais na parte de pilotagem de moto, pois é
a minha paixão, mas devemos ficar atentos também quando dirigimos nosso carro.
A minha PRIMEIRA DICA é: quando pensarmos em
adquirir uma motocicleta, devemos de imediato colocar no orçamento o valor do
equipamento de proteção, pois ele é item fundamental, afinal se você vai
investir X na moto, devemos aproveita e
colocar mais Y e incluir o equipamento,
pois ele é parte fundamental do conjunto “você
x moto”.
Independente da
cilindrada da moto devemos SEMPRE utilizar equipamento de proteção, nem que
seja o mínimo. Segue algumas dicas, tanto para uso urbano, quanto para competições:
USO URBANO
Capacete – o uso de capacete fechado é obrigatório apenas nas rodovias,
mas se possível dê preferência à eles em via urbana também, pois o aberto fica bonito e confortável,
mas nos deixa desprotegidos em caso de uma queda;
Casaco – cordura ou couro, eles garantem maior proteção;
Sapato fechado - preferencialmente sem cadarço;
Luvas – de preferência às fechadas.
USO EM PISTA
Motovelocidade
Capacete fechado - preferencialmente com dois tipos de viseira (clara e escura) e
se possível o pinlock (película que evita embaçar a viseira), particularmente uso a balaclava, que não permite que o suor escorra pelo rosto causando
sensação desagradável e também uso segundo pele para facilitar na hora de vestir
o macacão.
Macacão de couro – para corridas é exigido de uma peça e com cupim, para track day
pode-se usar o de duas peças;
Protetor de coluna, bota e luva – o protetor de coluna seria indispensável
até para o uso urbano, mas só é obrigatório o uso em corridas e em track days, assim como botas e luvas;
Supermoto
Capacete – para a prática do Supermoto, podemos optar pelo capacete fechado
ou o aberto com uso de óculos;
Macacão de couro – pode-se optar por uma ou duas peças e não é obrigatório ter o
cupim, geralmente as equipe usam por cima do macacão uma camisa Off Road para identificação dos pilotos;
Protetor de coluna, bota e luva – é obrigatório o uso
do protetor de coluna, a bota pode-se optar pelo estilo speed ou os modelos Off
Road, as luvas a mesma coisa, pode-se usar couro ou a de tecido, o que não é
recomendável, visto que temos 70% de trecho em asfalto e somente 30% na terra.
Motocros
Capacete – para a prática do MMX usa-se o capacete aberto e óculos;
Calça e Camisa – é utilizada duas peças e por baixo usa-se algumas proteções;
Protetor de coluna, bota, joelheiras, cotoveleiras e luva – é obrigatório o uso
do protetor de coluna, ou colete que já tem as proteções de coluna, ombro e
cotovelo. A bota que se usa é a Off Road, que tem as proteções muito mais
reforçadas para evitar principalmente torções ou quebra de tornozelo e as luvas
são de tecido.
Sei que é difícil ter o
hábito de usar essa “parafernalha”
toda, mas é o nosso corpo e a nossa vida que esta em jogo, portanto, PROTEJA-SE, respeite a sinalização e
principalmente os limites de velocidade!
Essa é a primeira dica, e considero uma das mais importantes. Só ande Equipado!
Se gostou acompanhem-nos pelas redes sociais:
Instagran: @marciareis97
Sites:
http://sitepapocabeca.com.br/category/esporte/
Se não gostou deixe seu comentário, só assim poderemos melhorar!
Se não gostou deixe seu comentário, só assim poderemos melhorar!
Abençoada semana a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário